Seguidores

terça-feira, 27 de outubro de 2009

LITERATURA – ALGUMAS DICAS DIVERSIFICADAS

Nesta seção procurarei indicar algumas obras literárias, que por vezes deixamos passar por motivos diversos, tais como : não é sua área, seu gênero preferido, é muito específico, etc. O fato é que todos têm seu ponto forte, enraizado no conhecimento, e que ao lermos determinadas obras algo de valioso, tende a ficar como legado daquilo que você acabou de ler, tal herança pode ser a consolidação do conhecimento, a motivação que você precisava para agir, conhecer os emaranhados de uma situação, enfim conhecer o porquê de muitas coisas.
De forma bem sucinta falarei de três indicações que tenho em meu humilde local de estudo, são:
DE FAXINEIRO A PROCURADOR DA REPÚBLICA;
AUTOR – PROCURADOR DA REPÚBLICA – Dr. MANOEL PASTANA
EDITORA – PASTANA

Este livro nos traz a trajetória deste Procurador da República (cargo inicial do Ministério Público Federal), que muitos consideram o concurso mais difícil do Brasil, na área jurídica, mas que para chegar onde chegou passou por muitas dificuldades desde à infância, dificuldades que pareciam se perpetuar até quando já ocupava o referido cargo. É um livro excelente onde o leitor vai se deparar com conteúdo jurídico, lição de vida, técnicas de estudo e bastidores do parquet.

TRABALHO PORTUÁRIO AVULSO – antes e depois da lei de Modernização dos Portos.
AUTOR - FRANCISCO EDiVAR CARVALHO
EDITORA - LTR


Pelo próprio título desta obra percebe-se tratar de um tema bem específico, voltado, principalmente, para o universo dos futuros e atuais operadores jurídicos, mas traz em sua essência uma linguagem acessível a todos que buscam algo sobre o assunto, pois não é um tema batido pela doutrina, nem tem uma vasta legislação que se possa pesquisar.
Em seu frontispício a obra já nos leva a perceber a especificidade do tema.
O livro também traz a título de aprofundamento a legislação aplicada aos portos, que conforme já dissemos não é tão farta assim, tem-se , por exemplo, a Lei 9719 / 1998 (que trata sobre normas e condições gerais de proteção ao trabalho portuário).
O autor (Francisco Edivar Carvalho) é Auditor Fiscal do Trabalho e especialista neste assunto, com vários artigos publicados, em sítios jurídicos e que detém a humildade e valorização de suas origens como qualidades indissociáveis. Uma das pessoas mais inteligentes que já conheci e que leva seu trabalho com probidade e eficiência, como deve ser o trabalho de um servidor público seja qual for a esfera.

CARTA AOS CONCURSANDOS;
AUTORES : FRANCISCO DIRCEU BARROS E WILLIAM DOUGLAS
EDITORA : CAMPUS

Este é sem dúvida um dos melhores livros motivacionais para o leitor que esteja procurando ler algo que o motive, que o faça sair de seu casulo, que o faça mexer e acordar para a vida, que o faça perceber que seus problemas não são os maiores do mundo, que existem pessoas que passaram e estão passando por momentos piores, mas nem por isso desistem ou se acham “coitadinhas”. O livro apresenta textos dos dois autores que dispensam maiores apresentações, aliás eu diria que os relatos apresentados nesta obra, seriam como os três poderes, ou seja , “independentes e harmônicos entre si”, pois é da coadunação de todos os textos que tira-se o todo, que é a motivação.

O ponto em comum dessas três indicações, está justamente nos autores que, apesar da magnitude das funções que exercem, não deixam que a humildade seja ofuscada em momento algum. Caso ainda não tenham lido alguma dessas obras, façam-na, se já tiverem lido comentem. Aqui não se tem a verdade, mas tão somente a opinião de um leitor.

Cesar Alves//

Um comentário: